fbpx
Pular para o conteúdo
Opção Dinheiro

PIX: Principais pontos de Transações

PIX: Pagamento instantâneo que entrou em vigor em 16 de novembro; serviço será gratuito e funcionará 24 horas por dia, sete dias por semana.

O que é o Pix? Quando começa? Como vai funcionar? Confira as respostas para esclarecer essas e outras dúvida sobre o novo sistema de pagamentos instantâneo.

1) O que é o Pix e para que serve?

​O Pix é um meio de pagamento instantâne, que foi criado pelo Banco Central. O Pix tem a mesma função do TED, DOC, cheque, boleto. Ele é um meio de pagamento assim como boleto, TED, DOC, transferências entre contas de uma mesma instituição e cartões de pagamento (débito, crédito e pré-pago).

A diferença é que o Pix permite que qualquer tipo de transferência e pagamento seja realizada em qualquer dia, incluindo fins de semana e feriados, e em qualquer hora. A transferência vai demorar no máximo dez segundos segundo o Banco Central.

2) Como vai funcionar o PIX?

A partir de 16 de novembro, os canais eletrônicos da sua instituição financeira terão o Pix como funcionalidade ativa. Basta entrar na funcionalidade, identificar o recebedor do pagamento e aprovar o pagamento com senha, biometria ou reconhecimento facial.

Haverá também a opção de pagar com QR Code.

3) ​Quem pode fazer um Pix?

Qualquer pessoa física ou jurídica que possua uma conta transacional (conta-corrente, conta de depósito de poupança ou conta de pagamento pré-paga) em um prestador de serviço de pagamento (instituições financeiras ou instituições de pagamento) participante do Pix.

4) O que é a chave Pix?

A chave é um ‘apelido’ utilizado para identificar sua conta. Ela representa o endereço da sua conta no Pix. Os quatro tipos de chaves que você pode utilizar são:

CPF/CNPJ;
E-mail;
Número de telefone celular; ou
Chave aleatória.

A chave vincula uma dessas informações básicas às informações completas que identificam a conta transacional do cliente (identificação da instituição financeira ou de pagamento, número da agência, número da conta e tipo de conta).

5) Preciso ter uma chave PIX para usar o serviço?

A chave não é obrigatória. Ela facilita fazer um Pix. A chave substitui, com um dado só, aquele monte de dados (agência, conta, CPF, nome, instituição). Para cadastrar a chave, acesse os canais oficiais da sua instituição em que tem conta (app ou internet banking)

6) No que isso vai facilitar a minha vida, ou não?

Ele vai permitir uma série de facilidades:

– Transferir a qualquer hora do dia ou da semana
– Permitir que o recebedor tenha o dinheiro imediatamente
– Permitir que o pagador tenha o serviço prestado mais rápido (exemplo: ao pagar  a conta de luz com Pix, o pagamento cai na hora na distribuidora de energia, que pode religar a luz imediatamente, sem necessidade de esperar mais tempo pela confirmação do pagamento)

7) O Pix é seguro?

A segurança foi pensada desde seu princípio, e é priorizada em todos os aspectos do ecossistema, inclusive em relação às transações, às informações pessoais e o combate à fraude e lavagem de dinheiro. Os requisitos de disponibilidade, confidencialidade, integridade e autenticidade das informações foram cuidadosamente estudados e diversos controles foram implantados para garantir alto nível de segurança.

Todas as transações ocorrerão por meio de mensagens assinadas digitalmente e que trafegam de forma criptografada, em uma rede protegida e apartada da Internet. Além disso, No Diretório de Identificadores de Contas Transacionais (DICT), componente que armazenará as informações das chaves, as informações dos usuários também são criptografadas e existem mecanismos de proteção que impedem varreduras das informações pessoais, além de indicadores que auxiliam os participantes do ecossistema na prevenção contra fraudes e lavagem de dinheiro.

8) Vou ter de pagar para ter Pix?

Ele é gratuito para pessoas físicas. Empresas podem ser tarifadas.

9) Preciso ter um aplicativo para usar o Pix?

O Pix não é um aplicativo próprio. Ele é uma funcionalidade a mais no aplicativo da sua instituição em que você tem conta.

10) Se fizer uma transferência errada, posso cancelar?

​Você poderá alterar o valor a ser pago ou cancelar a transação apenas antes da confirmação do pagamento. Após a confirmação, como a liquidação ocorre em tempo real, a transação não poderá ser cancelada. No entanto, você poderá negociar com o recebedor a devolução do valor pago. A devolução é uma funcionalidade disponível no Pix e é sempre iniciada pelo próprio recebedor.


VEJA TAMBEM: Cartão de crédito Itaú Click: Confira agora o novo Cartão do Itaú sem anuidade e com muitos benefícios