fbpx
Pular para o conteúdo
Opção Dinheiro

O que é uma startup?

Você sabe o que é uma startup? 

Vamos lá!!

Algumas definições para startup.

Pode ser um grupo de pessoas trabalhando coletivamente em uma ideia diferente que pode ou não fazer dinheiro, pode ser uma empresa iniciante ou simplesmente colocar uma empresa em funcionamento, pode ter ainda como definição uma empresa com custos de manutenção baixo e consegue crescer rapidamente.

Elas são mais freqüentes na internet, porque é mais barato criar uma empresa de software do que uma com foco em biotecnologia ou agronegócio.

Mas esses segmentos podem ter startups interessantes, com patentes inovadoras, Pesquisas em tecnologia e desenvolvimento de equipamentos inovadores e inclusivos.

 

Porque a maioria das startups surgem na internet?

Na web, a expansão é mais rápida, mais fácil e muito mais barata.  Uma startup é normalmente um grupo de pessoas à procura de um modelo de negócios que pode ser reproduzido e escalável.

Esse coletivo trabalha em condições de extrema incerteza, na startup tudo está em teste e não dá para afirmar que vai dar certo.

E sendo um negócio incerto vai precisar de investimentos, alguém precisa acreditar na possibilidade. Que acredita neste tipo de possibilidades tem um capital para arriscar e muitas vezes esse coletivo não tem como investir no seu próprio empreendimento. 

 

Como investir em uma Startup?

Na startup, quem executa o investimento financeiro é chamado de investidor anjo, é ele que tem o capital e tem que ser convencido pelo coletivo que está statup é um bom negócio e escalável.

O modelo de negócio que as pessoas na startup estão procurando é como elas vão transformar o trabalho em dinheiro.

Esse modelo de negócios pode ser por exemplo: cliques numa página, pode ser uma franquia ou mesmo uma forma inovadora de fazer um negócio gerar lucros financeiros.

O modelo de negócios precisa ser capaz de entregar o produto ou serviço em escala potencialmente ilimitada, sem customização, sem adaptação, por exemplo: a venda de filmes no sistema pay per view, ao invés de vender DVD.

Ser escalável é a chave da startup. Ela ser capaz de crescer sem que isso influência o modelo de negócios, crescer em receita mas com custos crescendo bem mais lentamente. Isso aumenta a margem de lucro, acumula lucro gera cada vez mais riqueza.

Quando ela é escalável, se torna uma empresa altamente lucrativa e se isso não der certo vai precisar se reinventar ou então morrer.

Entendeu? Gostou da informação?  compartilhe com um amigo, isso irá nos ajudar muito.