fbpx
Pular para o conteúdo
Opção Dinheiro

O que é uma fintech?

Se você já ouviu esse termo “fintech”, aposto que você ficou parado por um tempo olhando para o céu pensando no que poderia ser. A palavra “fintech” nada mais é do que a junção das palavras “finanças + tecnologia”, e representa um nicho de startups que atuam no segmento financeiro.

 

O que é uma Fintech?

O jeito mais fácil de explicar isso é interpretado literalmente a tradução da palavra Fintech, que é uma junção de finanças e tecnologia. E na prática, como negócio, é uma nova forma de enxergar dores das pessoas e das empresas no dia a dia. São startups que trabalham para otimizar aquele processo tradicional dos serviços financeiros e resolver com tecnologia o problema de alguma pessoa ou de alguma empresa.

Em geral são produtos altamente tecnológicos, que com eles, resolvem os problemas de uma forma mais simples, mais rápida e mais eficiente.

 

Então veja três exemplos de Fintechs aqui no Brasil.

#1 Nubank

O primeiro deles eu tenho certeza que você já conhece, que é o  Nubank. O Nubank é um banco completamente digital, eles não têm agência física.

#2 Picpay

O Segundo exemplo, o Picpay, é um aplicativo de pagamento. Você pode pagar as pessoas, pagar serviços, usando o crédito que está na sua conta. E a grande ideia por trás desse serviço é que você consiga fazer de uma maneira mais simples e rápida o pagamento mais ágil, inclusive dentro de alguns estabelecimentos.

#3 Créditas

O Terceiro exemplo é a Créditas que oferece empréstimos, geralmente com taxas menores do que as oferecidas pelo mercado e além dessas taxas de juros menores eles permitem com pagamento a prazos maiores.