fbpx
Pular para o conteúdo
Opção Dinheiro

O que é uma Arte NFT?

Uma arte NFT, é uma arte digital unica, ela so existe no na internet, e é exclusivamente digital.

Mas antes você precisa saber o que é NFT.

A palavra NFT tem o significado de “non-fungible token”, ou “token não fungível”. Esse token é um código único que não pode ser alterado e está sendo usado para dar autenticidade a objetos físicos ou digitais. Trata-se de outra aplicação da mesma tecnologia (BlockChain) que permitiu o surgimento do bitcoin e das criptomoedas.

O Blockchain é o sistema de segurança utilizado pelas criptomoedas, o que garante a segurança e validade das transações. Atualmente, os NFT utilizam a rede da criptomoeda Ethereum para emitir e armazenar o certificado digital.

Em termos simples, o NFT é nada mais do que a documentação de propriedade de um ativo digital do qual só existe um.

Um NFT pode ser uma arte digital feita no Photoshop ou Corel, pode ser um arquivo de MP3, pode ser um videoclipe, enfim, tem número de possibilidades, em termos mais claros,

o NFT é a linha de código que te dá a propriedade sobre esses arquivos digitais.

A palavra “fungível” nas finanças vem da fundição do ouro, como explica André Franco, especialista em criptomoedas da Empiricus. “A fundibilidade é a possibilidade de você trocar uma unidade de uma coisa pela outra. Se você tem 1g de ouro você pode trocar por 1g de ouro, sem perda de valor”, explica ele. “Se eu te emprestar uma nota de dez e você me transferir dez reais, é a mesma coisa. Isso é ser fungível”. 

NFT para Artes Digitais

No campo das artes, as obras têm um valor subjetivo, assim como os tênis do Jordan. Ou, por exemplo, um quadro feito por Picasso não terá o mesmo valor de uma reprodução feita por outro artista menos famoso. Assim, o token corresponde ao direito de posse daquela obra, atestando sua veracidade. 

“É como se você fosse no cartório registrar o seu filho. A certidão de nascimento diz que ninguém mais pode ter aquele nome, aquele número, nascido naquele dia. A diferença é que o cartório [quem armazena essa informação] é a blockchain”, como afirma Rocelo Lopes, especialista em tecnologia blockchain e cripto economia. 

 

Outras Aplicações

Os NFTs ganharam destaque recente para além do circuito das artes e dos especialistas no mundo das criptomoedas depois da proposta de US$ 1 milhão para compra de um tuíte do bilionário Elon Musk, dono da Tesla.

Mas com propostas bem menos modestas, os artistas têm usado a tecnologia para vender suas artes com certificados digitais (Arte NFT), como é o caso de Uno de Oliveira, artista digital.

“No começo, eu nem dei bola. Mas vi que isso começou a crescer e fiquei empolgado, comecei a prestar mais atenção. Hoje, a rede de artistas digitais se beneficia demais desse sistema.” 

E os retornos são bem positivos. Uno afirma que outros artistas chegaram a receber o equivalente a seis meses de salário só com a venda de NFTs. “Vi gente dar entrada em apartamento com isso, então tem um impacto na nossa renda sim”, afirma. 

Veja exemplos de Arte NFT

Arte NFT arte NFT

 

Veja também: Neymar compra NFTs por quase R$6 milhões