fbpx
Pular para o conteúdo
Opção Dinheiro

O que é NFT? “Token não fungivel”

Primeiro de tudo, vamos entender o que é NFT?

NFT é a sigla de “non-fungible token” ou “token não-fungível” em tradução livre, e significa uma tecnologia que transforma qualquer mídia digital em algo único e insubstituível através de um blockchain, um tipo de protocolo de segurança.

 

O que significa algo não fungivel? 

Algo não fungível, é algo que não pode ser associado a algum preço definitivo logo de cara, algo que não tem tanta facilidade para ser negociado. Por exemplo, um quadro de um pintor famoso ou pedaço de terra.

Diferente de uma nota de R$10,00 que sempre vai valer R$10,00 independentemente de quem a possua, algo não fungível acaba tendo um valor que não é tangível, que depende simplesmente da percepção que as outras pessoas têm do quanto aquilo vale.

Mesmo que o valor que foi gasto para produzir aquele ativo ali, tenha sido completamente diferente do que aquilo que ele está sendo negociado.

Legal, agora que você entendeu o que que é algo não fungível, o que que é um token?

Um token é uma moeda virtual que vive no blockchain, ele representa algum ativo determinado como por exemplo uma arte digital, veja alguns exemplos de NFT.

Em termos simples, o NFT é nada mais do que a documentação de propriedade de um ativo digital do qual só existe um.

Um NFT pode ser uma arte digital feita no Photoshop ou Corel, pode ser um arquivo de MP3, pode ser um videoclipe, enfim, tem número de possibilidades, em termos mais claros,

o NFT é a linha de código que te dá a propriedade sobre esses arquivos digitais.

E essa linha de código fica na Blockchain e aponta todo o histórico desse ativo, seja quem criou, Quem foi transacionou essas linhas de código e também onde dele está guardado normalmente em algum servidor em algum lugar no mundo.

 

Algumas características que vão te ajudar entender mais o NFT.

#1 Ele é unico

Primeira caracteristica  ele é único, cada nft é único e você não pode substituir ou dividir como outros tokens.

#2 Escassez

Segunda característica : eles são escassos, quando eles são gerados existem um código por detrás deles que você consegue saber exatamente qual token aquele que você tem, Para que você não tenha algo duplicado 

#3 Acessibilidade 

Terceira caracteristica. Eles são extremamente acessíveis e qualquer pessoa consegue entrar na blockchain e rastrear esses Tokens com esses próprios códigos e saber exatamente como eles são e aonde eles estão.

#4 Durabilidade 

Quarta caracteristica. É que eles são extremamente duráveis ou seja enquanto o blockchain aqueles tokens vão continuar existindo independente o seu Criador sumir independente do que acontece estarão no blockchain e você terá a segurança desses tokens.