fbpx
Pular para o conteúdo
Opção Dinheiro

Mindset Trader: 5 Passos para melhorar o Mindset

O Mindset de um Trader profissional e vencedor é um conjunto de características mentais, emocionais e também comportamentais que permite com que o trader desenvolva e expresse todo o seu potencial no mercado financeiro

É o que faz com que ela consiga aplicar as técnicas e estratégias operacionais que possui, que consiga usar da melhor maneira possível o conhecimento técnico que tem.

O mindset é o que permite que ele permaneça disciplinado para seguir o seu plano, que ele respeite o seu gerenciamento de risco, que ele controle a suas emoções para que elas não sejam fatores limitantes no seu operacional, para que ele permaneça motivado para estudar e persistir. É o que faz a pessoa sair da zona de conforto, agir e ir em busca do próximo nível.

Desenvolver essa mentalidade é uma jornada de aprendizado e experimentação, assim como aprender a parte técnica também é. E aqui também vale a máxima que muitas vezes o que funciona bem para um Trader não necessariamente seja o melhor caminho para outro, mas vou te dizer que na grande maioria dos casos seguir esses passos funciona muito bem para a construção do mindset.

E vamos a eles:

 

Passo #1 – Mudança de Mindset

Por que mudar o Mindset? Hoje você já tem um mindset, mas pode ser que não seja o mais favorável para os objetivos que você quer atingir, mas você já tem um, todos temos. Então a mudança de Mindset requer em primeiro lugar que você acredite que pode mudar qualquer coisa na sua vida, que você pode mudar características da sua personalidade, que você pode controlar as suas emoções, a sua mente, que você é capaz, basta você querer.

Não estou entrando no mérito se é fácil ou difícil, apenas que é possível mudar qualquer coisa que você queira em você mesmo. Isso faz parte de desenvolver o mindset de crescimento, apresentado pela Carol Dweck no livro “Mindset: a nova psicologia do sucesso” que inclusive é um dos livros que eu indico ler para iniciar o desenvolvimento da mentalidade um trader vencedor.

 

Passo #2 – Autoconhecimento

É necessário que você invista em autoconhecimento para identificar os aspectos de sua personalidade que são favoráveis, que já estão de acordo com esse mindset e aqueles que possivelmente você terá que trabalhar para que consiga desenvolver esse estado mental. Além disso, esse autoconhecimento é fundamental para o controle emocional que está diretamente relacionado com operar bem no mercado. E também pra você saber exatamente onde quer chegar.

 

Passo #3 – Investir tempo e energia

E nesse sentido, o terceiro passo é investir tempo e energia no processo. Algumas mudanças podem acontecer de forma rápida, mas a grande maioria delas faz parte de uma jornada de construção. Assim como você vai somando os bloquinhos de informação para montar o conjunto do seu conhecimento técnico, assim também é na construção do mindset. E é preciso entender que isso é uma jornada e que você precisa andar um passo de cada vez. É algo contínuo e você precisa semanalmente ou melhor, diariamente, investir seu tempo e energia para esse desenvolvimento. Diariamente pensar sobre as suas ações, comportamentos e sentimentos.

 

Passo #4 – Aceitar perdas e ganhos

Falando de forma específica do mercado financeiro, de desenvolver a mentalidade que te permita vencer no mercado, o quarto passo é você entender bem a questão das probabilidades e riscos envolvidos em cada operação e aceitá-los. Por mais segura que a operação pareça, sempre há um risco. Estamos falando de renda variável e não aceitar essa variabilidade é se autos sabotar. Você precisará aceitar de verdade que a perda faz parte do jogo e que se elas estiverem dentro do seu gerenciamento de risco, está tudo bem. E isso parte do pressuposto de você ter um gerenciamento de risco bem definido e segui-lo.

 

Passo #5 – Partir para a ação

E o quinto passo é você partir para a AÇÃO. Não adianta apenas você refletir, você identificar o que está bom e pode melhor e o que está limitando a sua evolução e precisa ser mudado. Você precisa agir para que isso ocorra. Se você identifica que é a falta de disciplina que te limita, você precisa agir para mudar isso, se comprometer com outras atividades que desenvolvam em você a característica de ser disciplinado, pode ser atividade física, alimentação, estudos, e outras coisas. Você precisará agir para promover as mudanças que precisa em relação ao seu controle emocional, agir para garantir que permaneça disciplinado e motivado, agir de forma estratégica para desenvolver a sua mente e os seus comportamentos.

 

Esses são, de forma resumida, os passos que vão te ajudar a desenvolver o mindset de um trader vencedor:

  1. acreditar que é possível mudar qualquer coisa que você queira
  2. se autoconhecer
  3. investir tempo e energia nesse processo
  4. aceitar os riscos do mercado financeiro e aceitar que a perda faz parte do jogo
  5. agir

E eu não sei se você sabe, mas eu tenho um treinamento online totalmente voltado para te ajudar a desenvolver essa mentalidade, a percorrer esse e os outros passos necessários para construção desse mindset: o COMUNIDADE VIP TRADER ACADEMY

Se você identifica que precisa trabalhar esses aspectos mentais e emocionais para performar bem no mercado, se percebe que são eles que estão impedindo você de obter os resultados que gostaria, acessa o site e lá você pode conferir quando será a próxima turma do treinamento e também se inscrever na newsletter para receber os nossos conteúdos periódicos e ficar sabendo das novidades em primeira mão.

Link para o treinamento COMUNIDADE VIP TRADER ACADEMY

Até a próxima!