fbpx
Pular para o conteúdo
Opção Dinheiro

Confira como fugir dos golpes no Dia do Consumidor

O Dia do Consumidor está chegando. O nascimento do dia comemorado em 15 de março tem como objetivo que os cidadãos conheçam seus direitos na hora de comprar. No entanto, como em qualquer encontro com muita atividade comercial, você precisa ter cuidado com os criminosos online.

Criadas em 2014, empresas e lojas de varejo têm usado a data para desenvolver promoções e ofertas desde então. No entanto, é importante saber diferenciar as promoções reais das falsas. Um dos golpes mais comuns dos fraudadores cibernéticos é o phishing, um termo em inglês derivado de fishing, ou pescaria.

+Noticias

Phishing

A ideia por trás do phishing é criar um site ou anúncio tão realista que um consumidor desavisado clique e insira suas informações privadas pensando que está comprando algo. Só no ano passado, 25.133 páginas de phishing foram identificadas e removidas. Então, você tem que aprender a se proteger no Dia do Consumidor

Uma das principais dicas para não cair nesse tipo de golpe é sempre verificar na página da loja verdadeira.

Por exemplo: recebeu um e-mail com uma promoção imperdível em uma loja? Ao invés de clicar na imagem ou em um link dentro do e-mail (jamais clique em links de e-mails), é preferível ir até o site da loja e conferir se a promoção está realmente ali.

O phishing, no entanto, não vem só por e-mail. Mensagens de texto, seja por SMS ou aplicativos, também são meios de divulgação de falsas promoções. É importante sempre evitar clicar em links, especialmente de pessoas que não se conhece.

Outra dica é manter sempre o software antivírus atualizado no computador e no celular. Ele também geralmente age como uma precaução, avisando quais sites podem não ser seguros para entrar. No entanto, isso não significa que apenas porque o antivírus não emite um sinal sonoro, significa que é seguro.

Por fim, se você for vítima de algum tipo de golpe, é importante procurar agências como Polícia Criminal Virtual e Procon para te ajudar no que fazer além de bloquear seu cartão e notificar seu banco.