fbpx
Pular para o conteúdo
Opção Dinheiro

Como limpar o nome no SPC, SERASA e SCPC em 2022

Estar endividado é normal. Sem eles, sonhos como ter uma casa ou um carro são difíceis de acontecer. Mas eles se tornam um problema a partir do momento em que você não consegue pagar em dia.

A inserção de dívidas vencidas no Serasa, SPC ou SCPC pode “manchar seu nome”. Isso pode ser um grande problema por vários motivos. Descubra o porquê e saiba como limpar seu nome em 2022 neste artigo.

O que é nome sujo?

 O termo “nome sujo” é uma forma popular e antiga de dizer que alguém deixou de pagar por algo que comprou e acabou usando o nome em serviços de proteção ao crédito como Serasa, SPC Brasil e Boa Vista SCPC.

Mas é melhor não usar essa expressão porque reforça a ideia de que quem está endividado precisa se sentir culpado e envergonhado. Afinal, esse não é o caso, todo mundo passa por momentos difíceis financeiramente.

Por que devo limpar meu nome?

Há muitas razões pelas quais você pode querer limpar seu nome e ter sua dívida perdoada. Abaixo estão alguns dos problemas que você pode encontrar com nomes negativos.

Problemas com serviços bancários

Os bancos podem impedir que você abra novas contas correntes, bloqueie seus saques a descoberto e recuse novos cartões de crédito. Ele simplesmente não pode cancelar um serviço para o qual já se inscreveu.

Análise de crédito dificultada

Usando um nome negativo, seja alugando um imóvel, financiando um carro, alugando um serviço de cartão de crédito ou comprando um parcelado, a análise de crédito pode ser difícil de ser aprovada.

Estatísticas do nome sujo no Brasil

Em abril de 2020, o Diário Econômico Serasa informou que mais de 65 milhões de brasileiros entraram em inadimplência, o maior número já registrado. Uma média de 4 dívidas vencidas por pessoa.

Em junho de 2020, 67,1% dos brasileiros estavam fortemente endividados e 25,4% endividados como resultado, segundo levantamento da Federação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC).

Como limpar seu nome em 4 passos

Você descobriu por que é importante tirar seu nome da negatividade. Agora, com esses 4 passos, você pode limpar seu nome com segurança.

1. Consulte seu CPF

O primeiro passo é descobrir qual é a sua dívida negativa, quanto você precisa pagar e qual empresa você precisa pagar.

 Para isso, deve consultar a sua caixa de previdência junto de um serviço de proteção ao crédito (também conhecido como agência de crédito). Saiba onde pode consultar:

  • Serasa: Com um cadastro simples e gratuito no aplicativo ou site, você pode visualizar a lista de débitos negativos, sua pontuação de crédito e a situação do seu CPF junto à Receita Federal;
  • SPC Brasil: A consulta gratuita está disponível no portal SPC Brasil. No entanto, você também pode optar por uma forma de pagamento mais completa que inclua dados de diversas agências, protestos em cartório, registros de cheques, consultas em seu nome nos últimos 6 meses e contratos celebrados;
  • Boa Vista SCPC: para consultar seu CPF, você só precisa fazer um cadastro rápido no site ou aplicativo do Consumidor Positivo.

 

2. Negocie sua dívida

Em seguida, procure seus credores ou a empresa que negociou a dívida para um acordo com descontos e condições favoráveis ​​para que você possa quitar a dívida e limpar seu nome.

No  site do Serasa, você pode concluir o acordo em poucos passos, basta visualizar suas propostas atualmente disponíveis ou simular sua proposta e confirmar.  Depois é só pagar a passagem, adeus, dívida!

3. Faça seu planejamento financeiro

Este passo estará com você para o resto de sua vida. No processo de quitação de dívidas, você precisa estar muito atento às suas receitas e despesas para poder reduzir gastos desnecessários e entender quanto você pode usar para quitar suas dívidas a cada mês.

Depois de limpar seu nome, é importante continuar anotando suas finanças para evitar que você perca o controle delas novamente e volte ao ciclo da dívida.

4. Cumpra com o combinado

Você fez um acordo para pagar sua dívida? O cumprimento do acordo, como parcela em atraso ou não pagamento, permite que o credor ingresse novamente em seu nome no serviço de proteção ao crédito.

Além disso, você terá descontos menores e condições de pagamento piores em novas ofertas. Portanto, comprometa-se apenas com negócios que você sabe que pode pagar.

Quanto tempo leva para limpar o nome?

 Após pagar integralmente, negociar na hora ou negociar um acordo na primeira parcela, o credor da sua dívida tem até 5 dias úteis após a confirmação da entrada para quitá-lo e limpar seu nome. 

Se isso não acontecer, você pode solicitar a exclusão do serviço de proteção ao crédito ou de seus credores. Se o nome ainda não estiver limpo, você pode entrar com uma ação judicial por uma negação injusta.

Além disso, quando a dívida atinge 5 anos, o credor é obrigado a retirar seu nome da lista de inadimplentes e tornar-se inocente, é o que chamamos de confisco da dívida.

O que faço para nunca mais ter o nome sujo?

Nome limpo, missão cumprida! Mas afinal, como nunca mais entrar no ciclo do endividamento? Conheça alguns dos hábitos que vão te ajudar a manter o controle da vida financeira.

Conheça seus gastos

Se você ainda não anota tudo que você gasta, essa é a hora de começar. Assim, você descobre com o que você mais gasta, além de saber o que é despesa fixa e o que é desnecessário e pode ser cortado. 

Para isso, use planilhas financeiras ou aplicativos de finanças pessoais.

Veja também: Como Aumentar o SCORE do CPF Muito Rápido em 4 passos